top of page
INFO ACEBRA

Conheça os novos embaixadores científicos da Acebra!

Atualizado: 29 de out.

Da Acebra queremos apresentar-lhe os vencedores da II Edição das bolsas de mobilidade internacional . Estamos muito entusiasmados com as novas propostas de pesquisa e com o lançamento da modalidade bilateral entre nossos dois grandes países: Espanha e Brasil. Uma chamada financiada 100% pela Fundação Ramón Areces.




Do Brasil para Espanha:


Dr. Marcel Ivan Ramirez, Instituto Carlos Chagas, Fiocruz Paraná, Brasil

Especialidade : Imunoparasitologista Molecular


Título da proposta : Caracterização molecular da interação do parasita Giardia intestinalis , vesículas extracelulares e células intestinais em modelo de cultura 3D.

Objetivos do projeto: Simulamos in vitro os eventos de ruptura do epitélio intestinal que desencadeiam alteração na absorção de nutrientes, perda de permeabilidade celular e diarreia. Avaliaremos o efeito das vesículas extracelulares em sinergia com o protozoário na cultura intestinal caco 2 em formato 3D, buscando alternativas para bloquear a captação das vesículas pelas células e reduzir o dano epitelial.

Nossos objetivos são didático-experimentais para compreender o papel das vesículas extracelulares, formação de barreira 3D in vitro e mecanismos de geração de diarreia e novas alternativas terapêuticas.

 

Investigador principal da instituição anfitriã : Dr. Antonio Marcilla, Parasitologista Molecular, Universidade de Valência

 


Dra. Nathália Thaís Cosmo da Silva, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas Gerais, Brasil.

Título da proposta: Inovações sociais para o desenvolvimento rural sustentável: experiências do semiárido (Brasil) e da Galiza (Espanha) na construção de contextos orientados para a sustentabilidade.

Título da proposta : Analisar as contribuições dos Conselhos de Desenvolvimento Rural da Galiza (Espanha) e da Articulação do Semiárido Brasileiro (Brasil) como inovações sociais e os produtos que delas derivam na promoção de contextos orientados para a sustentabilidade em regiões rurais.

Investigadora principal da instituição anfitriã: María do Mar Pérez Fra, Universidad Santiago de Compostela (USC), campus Terra, Lugo, Espanha



Da Espanha ao Brasil:


Pere Colomer-Vidal, PhD em Química Analítica e Meio Ambiente pela Universidade de Barcelona, é atualmente pesquisador de pós-doutorado no Instituto de Química Orgânica Geral do CSIC (IQOG-CSIC).

O seu trabalho centra-se nos contaminantes orgânicos do ambiente, com especial ênfase nos PFAS, valendo-se da sua vasta experiência nesta classe de contaminantes emergentes.

 

Título da proposta : Impacto dos PFAS nos Parques Nacionais Brasileiros: Um estudo sobre bioindicadores de vida selvagem.

 

Objetivos do projeto: O projeto busca avaliar os níveis e padrões de PFAS em dois parques nacionais no Brasil (Serra dos Órgãos e Itatiaia) usando pequenos mamíferos, anfíbios e outros atropelamentos como bioindicadores. Esta metodologia não invasiva permite-nos obter uma visão detalhada da contaminação na vida selvagem e monitorizar a saúde ambiental. Além disso, a análise retrospectiva de amostras anteriores de 2013, 2015 e 2016 ajudará a compreender as tendências históricas de contaminação e a melhorar as estratégias de conservação. O estudo de 2024 complementará pesquisas anteriores e avaliará a eficácia dos atuais regulamentos PFAS.

Pesquisador principal da instituição sede : Dr. Rodrigo Ornellas Meire é doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor adjunto da UFRJ (Campus Duque de Caxias Prof. Geraldo Cidade) e pesquisador associado do Laboratório de Radioisótopos Eduardo Penna Franca do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Suas áreas de especialização são toxicologia ambiental, onde investiga os efeitos de poluentes no meio ambiente e na saúde, e espectrometria de massa, técnica utilizada para identificar e quantificar compostos químicos em amostras ambientais.




La Profa. Dra. Ana Sevilla-Pavón, del Instituto Interuniversitario de Lenguas Modernas Aplicadas (IULMA) y de los grupos de investigación TALIS y SILVA de la Universitat de València, España.


Título de la propuesta: "Cultura afro-indígena brasileña en la literatura oral, la música y la danza: Objetivos de Desarrollo Sostenible, decolonización, ecofeminismo e inclusión social”, del 01 de junio al 31 de agosto de 2025, como beneficiaria de una beca de investigación ACEBRA.

Objetivos del proyecto: El proyecto persigue la de recopilación, revisión e ilustración de cuentos de la literatura oral del folklore de matriz africana e indígena en el contexto brasileño, la transcripción musical de melodías tradicionales y la realización de ilustraciones; la elaboración de material didáctico a partir de los cuentos que incluya los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS) y los relacione con diferentes elementos de las manifestaciones literarias y artísticas afro-indígenas brasileñas desde perspectivas decoloniales y ecofeministas; y el estudio del papel de dichos cuentos y recursos didácticos en la enseñanza y en relación con la animación lectora.

Investigadora receptora:

Investigador principal de la institución anfitriona:Profa. Dra. Alexsandra Carvalho de Sousa, Centro de Educação de la Universidade Federal da Paraíba (UFPB, Paraíba, Brasil).

Comentários


bottom of page